domingo, 11 de setembro de 2011

10/09/11 - Oitavo Dia: Saída da Bolívia, travessia de barca e Ilha de Uros

Quando estou andando de moto, com o capacete, sem interferência do mundo exterior, acho que fico com os pensamentos mais "sensíveis", e fico imaginando o quanto pequenos somos perto do tamanho da criação de Deus, a beleza de Deus está em todas as partes e muitas vezes não damos importância ou nem reparamos no que está em nossa volta, mas se pararmos para refletir e observarmos, tudo tem o dedo do Pai. Agradeço a Deus todos os dias pela minha família que muito amo e  pelos amigos que estão sempre ao meu lado.

Saímos cedo de La Paz (Cidade Alta) com destino ao estreito de Tiquina e fizemos a travessia de balsa em um braço do lago Titicaca, que é o maior lago navegável do mundo, e faz divisa com o Peru. A experiência na balsa é indescritível, pelas fotos dá pra ter uma idéia da precariedade do serviço, nenhum veículo vai amarrado, tudo balança e voce tem que ficar segurando a moto pra não cair e não enfiar o pé nos buracos no chão da balsa.  Passado o sufoco, seguimos para Copacabana, onde existe um santuário muito bonito, destinado a Nossa Senhora de Copacabana, que é ponto de peregrinação de romeiros.

Passamos na imigração boliviana, e em menos de 10 minutos já estávamos com os passaportes e motos liberadas para sair do país. Nunca fiquei tão feliz em sair de um lugar quanto deste. A única coisa que presta são as paisagens que Deus colocou lá, por que o resto......

Na imigração Peruana, coisa rápida, tudo automatizado, e em 5 minutos, passaporte carimbado. Mas na hora de fazer a "internação" da moto no país, começou a peregrinação, na Aduana, o funcionário demorou 20 minutos para cada moto, e, na policia, o guarda mordeu U$50 de cada um para liberar e agilizar a entrada da moto e deixar que fizéssemos o seguro obrigatório na próxima cidade, sendo que na fronteira não faz.

Encontramos tambem um casal de poloneses (Greg e a Ulka), que estão descendo desde a Guatemala em uma KTM 650 com destino a Argentina, com previsão de ficarem 7 meses viajando (não consegui descobrir qual o secredo para só viajar).

Como o horário no Peru é uma hora a menos que na Bolívia (e 2 a menos que no Brasil), tocamos até Puno e chegamos com tempo de fazer o passeio de barco até as Ilhas de Uros, que são 40 ilhas flutuantes sobre o lago Titicaca, estas ilhas são feitas da raiz de um junco  chamado "tutoia". Cada uma tem seu presidente, e, hoje vivem basicamente do turismo, pois cada empresa de turismo leva os turistas em uma determinada ilha, mas todas elas praticamente iguais. Uma coisa que chamou a atenção foi a quantidade de turistas europeus.

Hoje conseguimos um ótimo hotel e fizemos uma refeição descente. Experimentamos o prato típico de Puno, que é a Truta do lago Titicaca, acompanhado da cerveja "cusquenha". Afinal já era hora de comer alguma coisa boa.

Resumo do oitavo dia:  de Laz/BOL até Puno/PERU 290 km mais a travessia de balsa.

Entrada da Balsa

Segura peão

Egea tentando fotograr e segurar a moto

Tiquina ficando para trás

Igreja de Nossa Senhora de Copacabana

Praça em Copacabana

Chegada a Puno

Dentro do barco no lago Titicaca

Ilha de Uros Apu kaskalli

Ilha de Uros Apu Kaskalli

Mapa do Lago Titicaca

Lago Titicaca ainda na Bolivia

As guerreiras e o lago de coadjuvante